Busca

Busque no conteúdo do site.

OK

Agenda

Carteiras

Advogado consulte as carteiras e cartões que estão disponíveis na Secretaria de Inscrições da OAB-BA.

Ok

Subseções

Acesse as notícias de cada uma das Subseções da OAB-Ba.

Notícias dos Tribunais

A atuação de um Defensor Público Federal na Justiça Militar em destaque no programa Carreiras


13/10/2009

A defensora pública federal Caroline Piloni é a titular do Ofício Criminal Militar do Distrito Federal. Cabe a ela defender soldados, oficiais, ou mesmo civis de baixa renda que cometam crimes militares. Um trabalho que você conhecerá melhor no "Carreiras" desta semana.

Durante programa, a defensora aponta uma das principais vantagens de atuar na Justiça Militar: "É a que melhor trata o defensor. A mesa da acusação é na mesma altura da mesa da defesa. Isso decorre da paridade de armas", esclarece Carolina.

A defensora também fala sobre o crime mais comum em que precisa atuar - a deserção. "Geralmente eram estudantes que começaram na vida militar, mas não se adaptaram. Há problemas de família gravíssimos que exige do soldado o abandono da caserna, e ainda, o estado de necessidade".

Além de falar sobre o dia-a-dia de um defensor na Justiça Militar, Caroline explica como ingressar na carreira – dá detalhes sobre cada uma das fases do concurso e deixa uma dica especial sobre a prova oral: "É a hora de você demonstrar o seu conhecimento. É a sua chance de ser avaliado e o examinador olhar no seu rosto e falar: esse vai ser defensor".

Caroline aponta também qual deve ser o perfil desse profissional: "Tem que gostar de atender o público - e o nosso é muito carente! O defensor também precisa apertar a mão do seu cliente e passar confiança". A defensora sugere ainda os livros sobre Direito Processual Penal Militar indispensáveis para concursos.

O "Carreiras" inédito vai ao ar toda segunda-feira, às 22h30. O programa pode ser assistido também na Internet, pelo canal oficial do STF no YouTube (www.youtube.com/stf).

Horários alternativos: quarta-feira, às 10h30 e quinta-feira, às 18h.

Publicações indicadas no Programa:

DIREITO PROCESSUAL PENAL MILITAR

Célio Lobão

Editora Método

DIREITO PROCESSUAL PENAL MILITAR

Ricardo Henrique Giulliani

Editora Verbo Jurídico

COMENTÁRIOS AO CÓDIGO PENAL MILITAR

Jorge Cesar de Assis

Editora Juruá

Fonte: TV Justiça

Imprimir

Links


Rodape:

Praça Texeira de Freitas, 16, Piedade CEP: 40070-000 Salvador / Bahia / Brasil Tel. (071) 3329-8900 Fax: (071) 3329-8926
E-mail: atendimento@oab-ba.org.br | Produzido pela: ZCR |  Assine o nosso RSS. (O que é isso?).