Busca

Busque no conteúdo do site.

OK

Agenda

Carteiras

Advogado consulte as carteiras e cartões que estão disponíveis na Secretaria de Inscrições da OAB-BA.

Ok

Subseções

Acesse as notícias de cada uma das Subseções da OAB-Ba.

Notícias da Seccional

Projeto OAB Vai à Escola leva cidadania a alunos de Salvador


24/03/2010

O Projeto OAB Vai à Escola realizou ontem, 23, atividades no Colégio Estadual Marques de Marica, no Bairro do Pau Miúdo em Salvador, nos turnos matutino e noturno, atingindo um contingente de 200 estudantes.
A coordenadora do projeto na Bahia e Presidente da Comissão de Defesa da Criança e do Adolescente, advogada Eliasibe de Carvalho Simões, vem demonstrando muita satisfação com o resultado dessa iniciativa, que leva noções de cidadania a estudantes de comunidades localizadas em zonas de vulnerabilidade social e presta esclarecimentos sobre diferentes assuntos.
Na ocasião, além da coordenadora do projeto, estiveram presentes os advogados Genivaldo Neves e Bruna Ferro, a representante da Secretaria da Educação Ana Elizabeth Gomes, a direção da escola e diversos professores. Foram abordados diversos temas como direitos humanos, direitos e garantias fundamentais, funcionamento dos poderes públicos, sendo que os alunos do turno noturno além de debaterem os temas mencionados, fizeram diversas perguntas sobre direito do trabalho, o que foi respondido pelos advogados presentes.
A diretora Ângela Araújo elogiou a importância dessa iniciativa para os alunos e a comunidade “para que eles saibam quais são os seus direitos e deveres”. Os estudantes também aprovaram o projeto, como o jovem Jefferson Garcia dos Santos, que afirma ter aprendido “que todos temos deveres e direitos de cidadãos e devemos exigi-los”. Já a aluna Silmaria Lazaro destacou os temas racismo e preconceito, abordados pela comissão. “É uma iniciativa muito interessante. Eu gostaria que viessem mais vezes aqui para desenvolvermos e conhecermos mais sobre o direito de ir e vir”, afirma. O aluno Leandro Cunha também elogiou a iniciativa. “Eu já sei um pouco sobre leis e gostaria de aprender mais”, conta.   

 
Um pouco da história do projeto na Bahia
O convênio que originou o projeto "OAB vai à Escola" foi assinado no dia 18 de julho de 2008 entre a Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Bahia e a Secretaria Estadual de Educação. De acordo com o protocolo, a OAB-BA indicará advogados para ministrar palestras aos estudantes, em salas de aulas de diversos estabelecimentos de ensino objetivando demonstrar a importância dos direitos e deveres do cidadão aos milhares de jovens do Ensino Médio da Rede Estadual. O projeto viabiliza a distribuição de cartilhas, a qual contém 97 páginas e aborda temas como o meio ambiente, patrimônio público, direitos fundamentais, Estatuto da Criança e do Adolescente, direito do idoso, da família, penal, entre outros, com o objetivo de levar aos jovens o conhecimento dos direitos e deveres estabelecidos no país.
A cerimônia de lançamento da Cartilha “OAB vai à Escola” aconteceu no dia 9 de dezembro de 2008 no Instituto Anísio Teixeira num evento para coordenadores e diretores da Rede Estadual de Educação, e no dia 10 de dezembro de 2008, quando se comemorava os 60 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, a mesma foi apresentada aos alunos do Colégio Central da Bahia, em um evento que aconteceu no auditório da instituição.
Em 2009 o projeto foi aplicado no Colégio ICÉIA nos três turnos de funcionamento, na Escola Mestre Paulo dos Anjos e no Projeto da Santa Casa de Misericórdia no Bairro da Paz, no Colégio Modelo Luiz Eduardo Magalhães em Camaçari e em Santo Antônio de Jesus.
Após mais de um ano do seu lançamento, a Cartilha já foi distribuída para mais de 1.000 estudantes, 800 educadores e centenas de advogados e profissionais da área de educação para cidadania.

 

OAB VAI À ESCOLA - Fotos: Angelino de Jesus
Aluna: Silmaria Lazaro Eliasibe Simões 
Alunos Advogado Genivaldo Neves 
Ana Elisabeth Advogada Bruna Ferro 
Aluno: Jefferson Garcia  Aluno: Leandro Cunha  
Colégio Estadual Marques de Maricá A Diretora da escola, Ângela Araújo 

Fonte: Imprensa OAB-BA

Imprimir

Links


Rodape:

Praça Texeira de Freitas, 16, Piedade CEP: 40070-000 Salvador / Bahia / Brasil Tel. (071) 3329-8900 Fax: (071) 3329-8926
E-mail: atendimento@oab-ba.org.br | Produzido pela: ZCR |  Assine o nosso RSS. (O que é isso?).