Busca

Busque no conteúdo do site.

OK

Agenda

Carteiras

Advogado consulte as carteiras e cartões que estão disponíveis na Secretaria de Inscrições da OAB-BA.

Ok

Subseções

Acesse as notícias de cada uma das Subseções da OAB-Ba.

Convênios


Notícias da Seccional

OAB-BA reúne especialistas internacionais em Workshop sobre mobilidade e cidadania


5/08/2011

Especialistas em transportes públicos estiveram em Salvador na manhã desta sexta-feira, 05, participando do Workshop Internacional sobre Mobilidade Urbana e Cidadania, realizado no auditório da OAB-BA, com o objetivo de discutir os projetos de mobilidade para a capital baiana e seus impactos na sociedade.

A abertura do evento foi realizada pelo Presidente da OAB-BA, Saul Quadros. Em seu pronunciamento, ele destacou que este debate faz parte de uma série de discussões promovidas pela Seccional sobre a capital baiana, com o tema Repensando Salvador. "Entre as nossas atribuições, precisamos defender os direitos sociais para que a democracia brasileira se torne cada vez mais efetiva e eficiente. Por isso estamos aqui para discutir a mobilidade em Salvador. Temos que buscar um sistema de transporte que atenda ao homem do povo", destacou Saul Quadros.

Para Eleonora Pazos, Diretora da Divisão da América Latina da UITP - União Internacional de Transportes Públicos, o país vive uma crise de imobilidade, em consequência da falta de recursos na área. "Os investimentos em transporte são fundamentais para um sistema integrado de crescimento e transformação do espaço urbano", disse Pazos, que apresentou três cidades com diferentes modelos de sistema de mobilidade: Dubai (Emirados Árabes), Louzanne (Suíça) e Guadalajara (México).

Em seguida, a Diretora da Associação Brasileira de Transporte Público – ANTP, Valeska Peres, ressaltou a importância de reverter a tendência de motorização individual das cidades. "Temos que inverter esta tendência para salvar o transporte público e pensar em uma solução mais rápida, que beneficie mais pessoas e a custos que a cidade consiga pagar. É necessário sair do imobilismo", disse Peres. Para a palestrante, a cidade não deve se preparar apenas para a Copa do Mundo. "O problema da mobilidade urbana é para?@ ser resolvido rapidamente. A Copa pode nos ajudar a ser um veículo disciplinador de prazos", finalizou.

Outro participante do evento, o Diretor da Associação Nacional das Empresas de Transporte Urbano – NTU, Marcos Bicalho, trouxe alguns números que retratam o crescimento no número de veículos da cidade. Segundo dados da entidade, o percentual de utilização do modal de transporte público está em queda: caiu de 71% de utilização, em 1978, para 51%, em 2005. "É um ciclo vicioso em que a falta de demanda leva ao aumento de tarifas, o que faz as pessoas saírem do transporte público e congestionarem as ruas, prejudicando a qualidade dos serviços prestados", disse.

O último palestrante a se apresentar foi o Diretor Geral da Transmilênio, Fernando Paez, que falou sobre a modernização do sistema de transporte na Colômbia. "O planejamento e os conceitos técnicos são fundamentais num projeto de mobilidade para a cidade. O sistema implantado em Bogotá não é só de transporte urbano, ele intervém em todo o seu entorno e no desenvolvimento da região", esclareceu.

Ao final das palestras, foi aberto o debate a todos os participantes, que tiveram a oportunidade de fazer perguntas e tirar dúvidas com todos os especialistas presentes. O evento também contou com a participação do Vice-Presidente da OAB-BA, Antônio Menezes, o Secretário Geral, Nei Viana, o Secretário Adjunto, André Godinho, o Deputado Estadual J. Carlos, os Vereadores Jorge Jambeiro e Geraldo Junior, do representante da Secretaria de Planejamento do Estado, Antonio Alberto Valença, do Superintendente do Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros de Salvador (SETPS), Horácio Brasil, do Presidente do Sindicato dos Rodoviários, Manoel Machado Filho, da Presidente do Sindicato dos Jornalistas, Marjorie Moura, entre outros.

Workshop Mobilidade Urbana - Fotos: Angelino de Jesus
  
  
  
  

Fonte: Imprensa OAB-BA

Imprimir

Links


Rodape:

Rua Portão da Piedade, nº 16 (Antiga Praça Teixeira de Freitas) - Barris - CEP: 40.070-045 - Salvador / Bahia / Brasil
Tel. (071) 3329-8900 Fax: (071) 3329-8926
E-mail: atendimento@oab-ba.org.br | Produzido pela: ZCR |  Assine o nosso RSS. (O que é isso?).