Busca

Busque no conteúdo do site.

OK

Agenda

Carteiras

Advogado consulte as carteiras e cartões que estão disponíveis na Secretaria de Inscrições da OAB-BA.

Ok

Subseções

Acesse as notícias de cada uma das Subseções da OAB-Ba.

Convênios


Notícias dos Tribunais

MA foi sexto em acordos na Semana da Conciliação 2010


11/10/2011

A juíza Francisca Gualberto de Galiza, supervisora estadual do Conselho dos Juizados Especiais, recebeu do Conselho Nacional de Justiça, durante Encontro Nacional dos Núcleos de Conciliação, relatório sobre o desempenho dos estados na Semana Nacional de Conciliação 2010. Os números colocam o Maranhão em sexto lugar na homologação de acordos. Apenas São Paulo, Santa Catarina, Minas Gerais, Goiás e Bahia ficaram à frente.

No total, foram efetuados 6.082 acordos, resultando em quase 8 milhões de reais, e 14.154 audiências. Nesse quesito, o estado ficou em oitavo. No quesito audiências marcadas e audiências realizadas ficou em 90,1%, o terceiro percentual mais expressivo do país. Os quantitativos foram elaborados pelo Departamento de Pesquisas Judiciárias do CNJ.

Para o corregedor-geral da Justiça, Guerreiro Júnior, todo o mérito desses números é dos juízes e servidores das 77 comarcas, 28 juizados especiais e 101 varas que participaram do evento.

"São números que retratam o comprometimento da justiça maranhense com a sociedade. Foi um grande trabalho em equipe e que resultou em ótimos resultados. Para este ano, a dedicação será maior ainda", afirmou.

O Encontro Nacional Núcleos de Conciliação aconteceu na semana passada, em Brasília, e serviu para traçar a estratégia de mídia da próxima Semana Nacional da Conciliação, marcada para 29 de novembro a 3 de dezembro. O tema deste ano é: "Conciliar é a forma mais rápida de resolver conflitos".

A Semana Nacional de Conciliação ocorre anualmente em todos os estados. Tribunais estaduais, trabalhistas e federais selecionam os processos que tenham possibilidade de acordo e intimam as partes envolvidas para solucionar o conflito.

A medida faz parte da meta de reduzir o grande estoque de processos na justiça brasileira, com foco nas demandas de massa, ou seja, os grandes litigantes do país, entre eles bancos e empresas de telefonia. Esta será a sexta edição da Semana Nacional da Conciliação.

Fonte: CGJ-MA

Imprimir

Links


Rodape:

Rua Portão da Piedade, nº 16 (Antiga Praça Teixeira de Freitas) - Barris - CEP: 40.070-045 - Salvador / Bahia / Brasil
Tel. (071) 3329-8900 Fax: (071) 3329-8926
E-mail: atendimento@oab-ba.org.br | Produzido pela: ZCR |  Assine o nosso RSS. (O que é isso?).