OAB-BA - Not¡cia Detalhe

Topo

Busca

Busque no conteúdo do site.

OK

Agenda

Carteiras

Advogado consulte as carteiras e cartões que estão disponíveis na Secretaria de Inscrições da OAB-BA.

Ok

Subseções

Acesse as notícias de cada uma das Subseções da OAB-Ba.

Notícias da Seccional

Seccional abre atividades do projeto OAB vai à Escola em 2009


28/04/2009

 

Mais de duzentos alunos do Instituto Central de Educação Isaías Alves (ICEIA) receberam ontem (27), o Projeto OAB Vai à Escola com entusiasmo. As palestras que marcaram a abertura do projeto em 2009, foram realizadas nos turnos matutino e noturno, contando com a participação do secretário geral da OAB-BA, Antônio Menezes, do presidente do Tribunal de Ética da Seccional, Maron Agle, das integrantes da Comissão de Direitos Humanos, Cristiane Gurgel e Eliasibe Simões – que é a atual coordenadora do projeto – além de contar com a presença dos diretores da escola e de representantes da Secretaria Estadual de Educação.

Durante a manhã, Antônio Menezes ministrou palestra aos jovens, falando sobre a história do ICEIA, escola onde também estudou e o papel da escola na formação dos jovens. O secretário geral explicou aos alunos sobre a importância dos direitos humanos para o exercício da cidadania e sobre o papel da Advocacia no Estado Democrático de Direito.

A advogada Eliasibe Simões se dedica ao projeto desde a elaboração da cartilha, pois considera a iniciativa importante para transmitir informações que muitos alunos do ensino médio desconhecem. Além disso, é importante para alertar "o estudante e seus familiares, quando sentirem que tiveram seus direitos violados, para que façam uma consulta e busquem os órgãos competentes".

No período noturno, foi a vez da advogada Cristiane Gurgel falar sobre Direitos Humanos e do presidente do Tribunal de Ética e Disciplina (TED) da OAB-BA, Maron Agle que  falou sobre o Direito como ciência e explicou sua evolução no decorrer da história.  Agle também abordou os princípios básicos do Direito e concluiu sua análise falando sobre o atual cenário brasileiro. Para encerrar, jovens do grupo de teatro do ICEIA apresentaram uma peça sobre o Direito.

Ao final das palestras, todos os alunos receberam um exemplar da Cartilha da Cidadania do Projeto OAB Vai à Escola. Com 97 páginas, a cartilha aborda temas como o meio ambiente, patrimônio público, direitos fundamentais, Estatuto da Criança e do Adolescente, direito do idoso, da família, penal, entre outros. O material tem o objetivo de levar aos jovens o conhecimento dos direitos e deveres estabelecidos no país.

Projeto no Icéia - Fotos: Angelino de Jesus
Cartilha da Cidadania Antônio Menezes
Maron AgleAlunos
Cristiane GurgelEliasibe Simões
Representante da Secretaria de Educação O projeto  
Moniky Evani, Gyuliana Santana e Kaique Santos Faixa na entrada do ICEIA

Fonte: Imprensa OAB-BA

Imprimir

Links


Rodape:

Praça Texeira de Freitas, 16, Piedade CEP: 40070-000 Salvador / Bahia / Brasil Tel. (071) 3329-8900 Fax: (071) 3329-8926
E-mail: atendimento@oab-ba.org.br | Produzido pela: ZCR |  Assine o nosso RSS. (O que é isso?).