Busca

Busque no conteúdo do site.

OK

Agenda

Carteiras

Advogado consulte as carteiras e cartões que estão disponíveis na Secretaria de Inscrições da OAB-BA.

Ok

Subseções

Acesse as notícias de cada uma das Subseções da OAB-Ba.

Notícias do Conselho Federal

Cezar Britto: serviço militar facultativo é compatível com democracia e vocação


19/06/2009

Maceió (AL), 19/06/2009 - O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil, Cezar Britto, em entrevista nesta capital, pouco antes de abrir (19) a sessão do Colégio de Presidentes de Seccionais da OAB, afirmou ser favorável ao serviço militar facultativo, e não mais obrigatório, como previsto em Proposta de Emenda Constitucional (PEC) aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados nesta quarta-feira. Para ele, o alistamento militar facultativo é mais compatível com a democracia e com a vocação de servir às Forças Armadas. "Inclusive, isso melhorará a qualidade das Forças Armadas; pois está comprovado que quando alguém faz algo obrigado não o faz bem, mas se algo é feito com vontade, se produz muito mais".

Britto disse ser favorável ao serviço militar facultativo, mas é preciso reconhecer a importância das Forças Armadas, instituição com quadros altamente treinados e que tem a missão de defender o Brasil. "Não se tem dúvida de que o serviço tem relação direta com a segurança nacional. Mas a dúvida é quanto à melhor forma de se qualificar para o serviço militar, se através do alistamento obrigatório ou facultativo".

Na opinião de Cezar Britto, se for observado que o número de jovens admitidos pela estrutura das Forças Armadas após o alistamento militar é bem pequeno, face ao número dos que se inscrevem, haverá mais um argumento em favor do alistamento alternativo. "Seria melhor, então, que esse número fosse preenchido pela vontade daquele que quer servir e não de forma compulsória", disse, observando ainda que o alistamento facultativo "é compatível com a democracia, pois nada imposto deve ser bom; e passaria a ter essas duas funções: daria a faculdade de servir àquele que tem vocação para servir".

Fonte: Conselho Federal da OAB

Imprimir

Links


Rodape:

Praça Texeira de Freitas, 16, Piedade CEP: 40070-000 Salvador / Bahia / Brasil Tel. (071) 3329-8900 Fax: (071) 3329-8926
E-mail: atendimento@oab-ba.org.br | Produzido pela: ZCR |  Assine o nosso RSS. (O que é isso?).