Busca

Busque no conteúdo do site.

OK

Agenda

Carteiras

Advogado consulte as carteiras e cartões que estão disponíveis na Secretaria de Inscrições da OAB-BA.

Ok

Subseções

Acesse as notícias de cada uma das Subseções da OAB-Ba.

Notícias da Imprensa

José Nery critica processo de licenciamento ambiental de hidrelétrica no Pará


10/07/2009

O senador José Nery (PSOL-PA) acusou em Plenário, nesta quinta-feira (9), o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) de descumprimento da legislação nacional ao aprovar de maneira atropelada o licenciamento ambiental para a construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, que o governo federal pretende erguer no Rio Xingu, no estado do Pará.

De acordo com José Nery, o Ibama teria aprovado os Estudos de Impacto Ambiental (EIA) para o licenciamento da obra desconsiderando parecer de técnicos do próprio órgão, que apontaram a ausência de documentos essenciais para a correta aceitação do processo.

- Eis mais um exemplo de como o açodamento e a subordinação da análise técnica aos interesses econômicos ou eleitorais de determinados grupos podem se revestir no anteato de tragédias mais do que anunciadas - disse.

José Nery informou ainda que o processo de licenciamento ambiental para a construção da usina hidrelétrica foi suspenso pela Justiça Federal até que as empreiteiras Camargo Correia, Norberto Odebrecht, e Andrade Gutierrez, responsáveis pelos estudos, supram as deficiências apontadas.

Os principais estudos a serem realizados, segundo José Nery, referem-se à qualidade da água, às grutas e cavernas e, sobretudo, ao impacto sobre os povos indígenas, que estão, até o presente momento, incompletos.

Fonte: Da Redação / Agência Senado

Imprimir

Links


Rodape:

Praça Texeira de Freitas, 16, Piedade CEP: 40070-000 Salvador / Bahia / Brasil Tel. (071) 3329-8900 Fax: (071) 3329-8926
E-mail: atendimento@oab-ba.org.br | Produzido pela: ZCR |  Assine o nosso RSS. (O que é isso?).